Piracicaba (SP) aplicou cerca de 8 vezes mais multas por desatenção no trânsito, entre janeiro a outubro de 2024, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), nos primeiros 10 meses de 2023 foram aplicadas 51 multas contra 433 realizadas em 2024, um aumento de 749%.
De acordo com o Artigo 169 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a desatenção no trânsito é considerada infração leve, correspondendo a três pontos na carteira do motorista, além do pagamento de R$ 88,38 em multa.
Segundo o Detran-SP a lista de situações que se encaixam na infração de desatenção no trânsito não é taxativa, sendo considerada qualquer atividade que desvie a atenção do motorista e contribua para que ele esteja sujeito a retirar as mãos do volante. Exemplos de situações que podem provocar multa:
- 🥪Consumir alimentos
- 🚬Beber ou fumar
- 📺Dirigir enquanto assiste TV ou aparelho de DVD
- 👀Desviar o olhar para o lado para conversar ou interagir com um pedestre
- 💬Conversar demasiadamente com o passageiro
- 🐶Transportar animais soltos no veículo
- 💄Fazer maquiagem
- 🔍Procurar objetos no carro
Ainda segundo o Departamento Estadual de Trânsito, por convênio, a Polícia Militar é responsável por realizar as autuações em nome do órgão. Portanto, as multas são aplicadas por agentes da PM, geralmente em operações de fiscalização ou por meio de constatação direta da infração pelo policial.
🔎 Por que aumentou a aplicação de multas?
O piloto de testes e especialista em mobilidade, Cesar Urnhani, explica que o aumento de aplicação de multas por falta de atenção no município esta diretamente ligado com o aumento de ocorrências de acidentes com mortes em 2024. Segundo ele, os órgãos de trânsito estão mais atentos a infrações por desatenção, já que estas podem causar acidentes graves e com óbito.
“Para e pensa, não faz o mínimo sentido, se você esta com as duas mãos no volante, olhando para frente, como é que você bate no carro que está a frente? Ai você pode justificar: ah mas ele freou do nada. Para isso, você tinha que estar atento e manter distância do carro que segue a frente”
“Então são várias colisões que a desatenção foi um gatilho para que aquilo acontecesse. Invés de um carro poderia ser uma pessoa, não por acaso o maior número de óbitos que nós temos hoje no trânsito é atropelamento”, explica Cesar.
⚠️Causas da desatenção no trânsito
Outro fator destacado pelo especialista é a pressa constante por parte dos motoristas que, segundo Cesar, está associada a atrasos frequentes em compromissos diários e a falta de planejamento no cotidiano.
Além disso, ele chama a atenção para um quadro psicológico cada vez mais recorrente entre a população, a chamada dissociação do momento, nele, segundo Cesar, o individuo “está no local em corpo mas sua mente está em outro lugar”.
❓❗ O que é Dissociação do momento? De acordo com o Instituto de Psiquiatria do Paraná, a dissociação é um fenômeno psicopatológico que consiste em uma desconexão temporária da pessoa com a realidade. Tal quadro pode afetar a memória, comportamento, emoção, percepção do ambiente, controle dos movimentos, identidade e outros fatores.
Fonte: G1