Matteo Berrettini derrotou confortavelmente Botic van de Zandschulp por 2 sets a 0 (6/4 e 6/2) no primeiro confronto de simples da final da Copa Davis e abriu 1 a 0 para a Itália contra a Holanda, neste domingo (24), dando aos atuais campeões a vantagem na série de melhor de três partidas.
Uma vitória da Itália, cujo capitão é Filippo Volandri, garantirá o segundo título consecutivo e a terceira coroa da Copa Davis na competição de elite por seleções masculinas, após o primeiro triunfo em 1976.
A Holanda de Paul Haarhuis está buscando o primeiro título em 104 anos após chegar à final pela primeira vez. Tallon Griekspoor precisará vencer o número 1 do mundo, Jannik Sinner, na segunda partida de simples para levar o confronto para um duelo de duplas decisivo.
O azarão van de Zandschulp, que surpreendeu Rafael Nadal e ajudou a Holanda a derrotar a Espanha nas quartas de final na terça-feira (19), não conseguiu vencer um inspirado Berrettini, que precisou de apenas uma hora e 18 minutos para triunfar.
Simone Bolelli e Andrea Vavassori estão escalados para enfrentar Wesley Koolhof e Van de Zandschulp, caso Sinner seja derrotado por Griekspoor.
Fonte: CNN Brasil